sábado, 30 de novembro de 2013

Dia "D" da Saúde: Prefeitura entrega novos equipamentos à população de Acopiara.

A Prefeitura de Acopiara, através do programa Mais Saúde, entregou aos acopiarenses novos equipamentos ao Hospital Júlia Barreto, aos Postos de Saúde. O evento aconteceu neste sábado (30), na conhecida Pracinha da Farias Brito e contou com a presença do prefeito Dr. Vilmar, vice Dr. Rogério, secretários, vereadores e centenas de pessoas.
Foram entregues cadeiras de roda, freezers, geláguas, colchões, camas hospitalares, além de kits de medicamentos para diabéticos, inclusive com aparelhos medidores de glicemia.
No evento, o Prefeito Dr. Vilmar e o Vice-Prefeito Dr. Rogério cumprimentaram os participantes, saudando-os, recebendo os mais sinceros elogios pelo trabalho desenvolvido pela atual administração, anunciando em breve a inauguração da adutora de Acopiara, que já se encontra em fase de teste.


Ao final, Prefeito e Vice discursaram fazendo referências à importância das parcerias com o Governador Cid Gomes e com a Presidenta Dilma, que muito têm contribuído para desenvolvimento do município de Acopiara.
     
O evento esteve repleto de pessoas, que mesmo com o sol muito intenso parabenizavam os seus representantes, que agradeceram as manifestações calorosas recebidas.

Incêndio no Memorial destrói 90% do Auditório Simón Bolívar?

O Corpo de Bombeiros estima que 90% do interior do Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, foi destruído no incêndio ocorrido na tarde de sexta-feira, 29. A corporação só terminou o trabalho de rescaldo no fim da manhã deste sábado. A Fundação Memorial afirma que as chances de a tapeçaria de Tomie Ohtake que enfeitavam a lateral do auditório ter escapado é muito pequena.

O incêndio quebrou vidraças, derreteu metais e provocou rachaduras nas paredes. O balanço final dos bombeiros foi de 25 feridos - todos bombeiros que trabalhavam no combate às chamas. Destes, cinco permaneciam internados no Hospital das Clínicas na tarde deste sábado - quatro estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Queimou tudo. Só ficou um vazio lá dentro. As cadeiras, o palco, o revestimento das paredes, não sobrou nada", disse o 1.º tenente dos Bombeiros Mauro Brancalhão, um dos agentes que entrou no prédio para combater as chamas.

Até as 14h de ontem, agentes da Defesa Civil e da Polícia Científica estavam no interior do Simón Bolívar para avaliar as condições de segurança da estrutura e começar os trabalhos de perícia para descobrir as causas do acidente. Só depois da saída deles, os funcionários do Memorial vão entrar no prédio e fazer um inventário do material perdido nas chamas.

Um homem que se identificou como funcionário do Memorial, Francisco de Assis Gomes, de 67 anos, afirmou que plantas originais de Oscar Niemeyer, autor do projeto do Memorial, estavam em uma sala no interior do auditório.

"A parte abaixo do palco, com algumas salas e corredores, foi preservada das chamas", disse o major dos Bombeiros Wagner Lechner.

O diretor-presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, afirmou que ainda não há certeza sobre todos os documentos e materiais que estavam no prédio.

Há rumores de que os hidrantes do Memorial não estariam funcionando, o que teria dificultada a contenção do fogo.

Aniversaria hoje (30) o Vereador JOSÉ ESTÊNIO.

É com enorme prazer que homenageio um grande amigo pelo seu aniversário, pessoa de minha estima, que sempre tem trabalhado pelo engrandecimento do povo acopiarense, trata-se do Vereador JOSÉ ESTÊNIO, a quem desejo toda felicidade do mundo, que Deus continue a fazer você ser a pessoa que é, homem integro, humilde e carismático. Te admiro. Um grande abraço.

Datafolha: Dilma ou Lula lideram intenção de votos para eleição no próximo ano.

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, aponta que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, lideram a intenção de voto para o pleito do próximo ano. Dos nove cenários testados na pesquisa, a presidente pontua de 41% a 47%, dependendo de quem são seus adversários. Lula oscila de 52% a 56%.
No cenário em que Dilma tem 47%, segundo a pesquisa, o senador mineiro e presidente do PSDB, Aécio Neves, tem 19%. O governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) aparece com 11%. Dilma só não venceria no primeiro turno em cenário em que Marina Silva, agora no partido de Campos, aparece como candidata. Lula venceria no primeiro turno nos quatro cenários em que seu nome aparece, inclusive contra Marina e o ex-governador paulista José Serra (PSDB).
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, testado num dos cenários, aparece com 15%, numericamente em segundo lugar. Dilma, com 44%, venceria no primeiro turno. Aécio teria 14%. Campos, 9%. O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: Jornal A Tribuna.

Supremo Tribunal Federal nega semiaberto para Suzane Von Richthofen.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello negou um pedido de liminar para conceder a Suzane Von Richthofen regime semiaberto no resto de sua pena. Segundo o ministro, a decisão não cabe a ele.

Ela cumpre pena de 39 anos de prisão pelo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa das vítimas) de seus pais, em São Paulo, em 2002.

Segundo o ministro, o habeas corpus deve ser analisado pela primeira turma do Supremo, que reúne cinco dos 11 ministros do STF. O despacho foi assinado na última quinta-feira. A defesa pedia que o ministro avaliasse a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que negou a progressão do regime de fechado para semiaberto ou que ele concedesse o benefício.

Os advogados argumentam que Suzane foi "submetida a avaliações que resultaram em pareceres favoráveis, apontando os especialistas que possui um perfil para permanecer em um centro de ressocialização", afirma o habeas corpus.

Desde 2009, Suzane tenta a progressão do regime. Desde fevereiro, os irmãos Cristian e Daniel Cravinhos estão em regime semiaberto. Os dois também foram condenados pelo assassinato, em 2006, junto com Suzane.

Cristian foi condenado a 38 anos, um mês e 18 dias de reclusão enquanto Daniel, que namorava Suzane na época do crime, foi condenado a 38 anos, 11 meses e 17 dias de prisão.

Fonte: Jornal O Tribunal.

Acabou o sonho dos times cearenses ao acesso para série A.

Os times cearenses, Ceará e Icasa, deixaram escapar o acesso à série A, porque não fizeram o dever de casa. O Ceará decepcionou toda a sua torcida em pleno Castelão ao ser derrotado pelo Joinville de Santa Catarina pelo placar de 3 x 0, enquanto o Icasa jogando contra o Paraná fora de casa, perdeu por 2x0, onde somente uma vitória simples teria levado qualquer um dos dois clubes cearenses à elite do Futebol Brasileiro. 

As chances protagonizadas aos dois clubes do nosso estado foram enormes, pois o empate do Bragantino com o Figueirense, dava a oportunidade para Ceará e Icasa, ambos vencendo os seus compromissos, pelo placar mínimo, estaria, um deles, carimbando os seus passaportes ao acesso à série A, o que infelizmente não aconteceu nem com um, nem com o outro, e ficamos com um final de semana frustrante para o futebol cearense, que viu de perto uma grande oportunidade escapar pela falta de competência de nossos representantes da série B, no ano da copa do mundo e que se disputará uma das chaves em Fortaleza.  

IGUATU > Expositores reclamam da falta de público na feira de negócios do Sebrae.

Fracassou a realização da Desenvolve Centro-Sul, uma feira de negócios promovida pelo Sebrae, na cidade de Iguatu, no período de 27 a 29 deste mês, na AABB.
Os expositores reclamaram e mostraram-se chateados com a escolha do local (distante do centro), a falta de divulgação e o reduzido público. As críticas foram generalizadas.
“Tivemos despesas e a feira foi um fracasso de público”, reclamou o empresário, Vitório Oliveira, que adquiriu estande e trouxe produtos da Índia para divulgar para outros lojistas. “Não apareceram lojistas, somente poucos jovens”.
“A estrutura é boa, mas o local é distante”, lamentou o expositor Edney Santos. “Asseguro que para aqui não venho mais e desse jeito é melhor não fazer”, observou. Santos disse que eventos semelhantes realizados em Crateús e Itapipoca foram sucesso de público.
“Esse lugar não é apropriado”, reclamou o empresário, Eurico Filho.
Outro questionamento foi o encerramento do evento na sexta-feira. “Deveria ter ido até o sábado”, disse a gerente lojista, Érica Vieira Lima. “Isso aqui foi um fracasso, pois tivemos trabalho e despesas”.
Enquanto os expositores reclamavam da falta de planejamento, divulgação e do local considerado inadequado, o Sebrae recebia a comenda Telha de Ouro, concedida pelo CDL, para a melhor instituição do ano.
Fonte: DN.

Vestibular da Urca com número recorde neste sábado e domingo.

Será realizado neste sábado, dia 30, e 1º de dezembro, o Vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA). O certame acontece com número recorde de inscritos, de 10.500 concorrentes aos 16 cursos da Instituição.
Para o campus da Urca de Iguatu, foram inscritos 2.174 candidatos.

O vestibular será realizado nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Mauriti, Brejo Santo, Campos Sales e Iguatu.
Em Iguatu, as provas acontecem na sede do Campus – O Colégio São José, Escola Profissionalizante Amélia Figueiredo e no Liceu. Serão beneficiados com inscrições gratuitas cerca de 6.500 alunos, de escolas públicas.
O curso mais concorrido para este vestibular é o de Direito, no turno noturno, com 1.147 candidatos inscritos, e uma concorrência de 28,6%, para o turno da noite e com 25% para o turno da tarde.  O curso de Enfermagem fica com o segundo número de inscritos, de 850 concorrentes, com 28,3%.
Os candidatos devem estar no local de realização das provas, pelo menos meia hora de antecedência, portando Identidade, o cartão de identificação e caneta esferográfica preta ou azul. Não é permitido levar aparelhos eletroeletrônicos, celulares calculadoras, relógios e pontos a orelha. Os portões serão abertos às 12 horas para os candidatos e fecham 13 horas para início das provas.
O resultado do vestibular está previsto para ser publicado no dia 15 de janeiro de 2014 no site da Urca.
Fonte: DN.

No Fortaleza oito jogadores ficam sem contrato hoje (30).


No início do ano, todos eles chegaram ao clube cheios de otimismo e promessas de luta pelo acesso à Série B e conquista de títulos pelo Fortaleza. Agora, já próximo do final do ano, eles se desligam de forma automática, sem terem realizado a missão principal do ano, que era o acesso à Série B do Brasileiro.

Despedida melancólica do meia Guaru que, depois de ter realizado um grande Campeonato Paulista, chegou cheio de entusiasmo ao Leão FOTO: KIKO SILVA

Hoje, oito jogadores nos quais a torcida depositou grande confiança no início de 2013, ficam automaticamente sem contrato com o Leão do Pici. São eles: Flávio e Fábio Lima (goleiros); Gabriel (zagueiro), Joilson, Guaru e Alex Maranhão (meio-campistas); Jackson Silva (volante) e Marciel (atacante). Este último até que não teve muitas chances, pois não foi muito utilizado pelo técnico Hélio dos Anjos nem por Luiz Carlos Martins.                                  

E o distrato?.                                                       

Mas não basta apenas chegar ao fim do contrato e liberar os jogadores. Eles têm de fazer o distrato com a agremiação. "Eles têm pendências financeiras conosco e precisamos fazer um acordo", explicou Júlio César Manso, gerente de futebol.                                            .

O diretor jurídico do Fortaleza, Giovanni dos Santos, vai acompanhar de perto os acordos financeiros para evitar que daí surjam novas questões trabalhistas. A gestão atual de Osmar Baquit informa que já quitou mais de R$ 2 milhões de querelas do tipo, que iriam penalizar a administração ainda mais para 2014. 

Fonte: DN.

Icasa chega na última rodada com fé de conseguir o acesso para a Série A.


Chegará ao fim na tarde deste sábado a saga de uma equipe que chegou muito além do que imaginava na Série B do Brasileiro. Hoje, às 15h20 (horário cearense), o Icasa faz sua última partida na competição ainda sonhando com o antes inimaginável acesso à Série A. O Verdão do Cariri terá pela frente o Paraná, que já não tem objetivo algum na competição nacional, na Vila Capanema.

Religiosidade alviverde será posta à prova na Vila Capanema. Foto: Lucas de Menezes

Com o mesmo número de pontos (59) do quarto colocado Figueirense, o time comandado por Sidney Moraes precisa torcer por um tropeço dos catarinenses e fazer a sua parte para conseguir o antes inimaginável acesso para a Série A.

Durante a semana, o Icasa dispensou 11 jogadores que estavam com contrato no fim, entre eles o zagueiro Preto e o lateral Roberto. Apenas 19 jogadores continuaram no elenco.

Ontem pela manhã, Sidney comandou o treino para a partida decisiva de hoje. A atividade pode ser a última do treinador pela equipe cearense, já que ainda não se sabe sobre o seu futuro em 2014. "Faremos uma boa partida diante do Paraná esperamos sair com o resultado positivo", disse, ao site oficial do Icasa.A tarefa do time de Juazeiro do Norte é vencer o Paraná a qualquer custo, mas a equipe pode até conseguir o acesso em caso de empate. Para isso, o Figueirense precisa perder para o Bragantino, em Bragança Paulista (SP), e o Ceará perder ou empatar com o Joinville, no Castelão. Se o Figueirense ganhar por qualquer resultado, virtualmente garante sua vaga na Série A, já que possui uma vantagem de 13 gols de saldo - a equipe catarinense tem 11 gols contra -2 dos cearenses. Empatando, o Figueira fica de fora se o Icasa vencer.

Paraná

O Paraná se despede do técnico Dado Cavalcanti no jogo de hoje. A única troca certa é a saída do zagueiro Alex Bruno, suspenso, para a entrada de João Antônio. No ataque, Carlinhos e Júlio César disputam posição.


Fonte: DN.

PREOCUPANTE > 26,8% dos jovens no Ceará não trabalham nem estudam.


O Ceará possui uma população de 2,3 milhões de jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Porém, chama atenção que 22% desse total não trabalha e nem estuda. Pertencem à chamada geração "nem-nem". Enquanto isso, 42,6% só trabalham, 23,2% só estudam e 12,1% trabalham e estudam. Na faixa etária de 18 a 24 anos, o índice é ainda mais preocupante, corresponde a mais de um quarto (26,8%). Média superior inclusive à nacional, de 23,4%. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2013, pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).                            

Em todo o País, 9,6 milhões de jovens de 15 a 29 anos de idade (um em cada cinco) não frequentava escola e não trabalhava na semana de referência em 2012, sendo a maioria do sexo feminino (70,3%). Entre essas mulheres, 58,4% tinham pelo menos um filho, sendo esta proporção crescente com a idade: 30,0% entre aquelas com 15 a 17 anos de idade, 51,6% na faixa de 18 a 24 anos e 74,1% de 25 a 29 anos de idade.                          .

Um retrato das políticas públicas voltadas para a educação no Ceará é mostrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com dados divulgados pela pesquisa, 21,6% da população acima de 25 anos contaram com menos de 1 ano de instrução ou nunca tiveram contato com uma instituição de ensino na vida.                                

Os dados mostram que um em cada cinco cearenses com mais de 25 anos é analfabeto ou semianalfabeto. De acordo com o balanço, outros 13,6% dessa parte da população, de mais de cinco milhões de indivíduos, teve de 1 a 3 anos de instrução, enquanto outros 20,4% estudaram de 4 a 7 anos. Na outra ponta da pesquisa, apenas 6,5% dos adultos cearenses estudaram 15 anos ou mais. Uma parcela menor ainda, de 3,9%, tiveram 12 a 14 anos de instrução. As estatísticas do Ceará estão aquém dos números nacionais. No Brasil, somando-se todos os estados, 11,9% da população se encontram nesse patamar de menos de 1 ano de instrução.                                

Em comparação a outros estados, apenas Maranhão, Piauí e Alagoas têm números piores com relação à instrução da população adulta. No Estado maranhense, 25,2% dos indivíduos com mais de 25 anos tiveram contato com escolas em um ano ou menos. O número se repete com relação a essa parcela da população piauiense. O pior quadro quanto à educação de adultos é de Alagoas. Nesse Estado, 25,7% dessa parte da população se encontra nessa situação.

Escolarização

Em relação à educação, o estudo indica que, em dez anos, a taxa de escolarização (percentual de pessoas de determinada faixa etária que frequentavam creche ou escola) das crianças de 0 a 3 anos de idade quase dobrou, passando de 11,7% em 2002 para 21,2% em 2012. Entre 4 e 5 anos de idade, a taxa subiu de 56,7% para 78,2%, embora na área rural, uma em cada três crianças nessa faixa etária não frequentasse escola. A proporção de jovens entre 18 e 24 anos que estavam na universidade passou de 9,8% para 15,1% no mesmo período.      

Fonte: DN.                                         

A Prefeitura de Acopiara convida você para se fazer presente no dia "D" da saúde.


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Vereadora JANAINA HOLANDA ROCHA GURGEL apresenta requerimento para criação da CASA DE APOIO DO ACOPIARENSE em Fortaleza.

A Vereadora Dra. JANAINA apresentou requerimento em Sessão Plenário do Legislativo Municipal, solicitando do Sr. Prefeito a criação da Casa de Apoio ao Cidadão Acopiarense em Fortaleza, que se desloca à capital em busca de atendimento médico e não dispõe de local para permanecer em caso de tratamento de saúde de médio e longo prazo.


A Prefeitura Municipal de Acopiara desapropria terreno para construção de Biblioteca Pública.

O Prefeito de Acopiara, Dr. Francisco Vilmar Félix Martins, atendendo requerimento apresentado na Câmara Municipal de Acopiara pela Vereadora Janaina Holanda Rocha Gurgel, efetivou a desapropriação de terreno situado no cruzamento das Ruas Ernesto Pereira e Emília de Lima Pinho, com área total de 2.036,97m², conforme Decreto nº 22/2013.

ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE ACOPIARA
GABINETE DO PREFEITO
DECRETO Nº 022/2013


DECRETO Nº 022, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2013.

Declara de utilidade pública, para efeito de desapropriação, o bem imóvel que indica, e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ACOPIARA, Estado do Ceará, no uso da atribuição que lhe confere o art. 89, inciso I, alínea d, da Lei Orgânica Municipal, e

CONSIDERANDO o regulamento do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, que atribui ao Prefeito competência para a declaração de utilidade pública, por decreto, para fins de desapropriação;

CONSIDERANDO que são casos de utilidade pública o melhoramento de logradouros públicos, a execução de planos de urbanização e a construção de edifícios públicos, nos termos da Lei;

DECRETA:

Art. 1º Fica declarado de utilidade pública, para efeito de desapropriação, o bem imóvel denominado TERRENO ANTIGA QUADRA VERMELHA, situado no cruzamento das Ruas Ernesto Pereira e Emília de Lima Pinho, com área total de 2.036,97m², limitando-se ao Norte com imóvel residencial pertencente a Luiz Gomes Lucas; ao Sul com a via pública Rua Emília de Lima Pinho; a Leste com a via pública Rua Ernesto Pereira; e a Oeste com o Lions Clube e com a via pública Rua Emídio Alves de Almeida, de propriedade não conhecida, conforme memorial descrito e relatório fotográfico de engenharia e certidão cartorária que integram este Decreto.

Parágrafo único. O bem imóvel de que trata o caput deste artigo será destinado à construção de edifício público para funcionamento da Biblioteca Pública Municipal.

Art. 2º Ficam as autoridades administrativas autorizadas a penetrar no bem imóvel compreendido nesta declaração, podendo recorrer, em caso de oposição, ao auxílio de força policial.

Art. 3º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE.

Paço da Prefeitura Municipal de Acopiara, 19 de novembro de 2013.

FRANCISCO VILMAR FÉLIX MARTINS
Prefeito Municipal 


Publicado por:
Antonia Fabricia Florentino
Código Identificador:C83F4787

Matéria publicada no DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ no dia 21/11/2013. Edição 0816
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/aprece/

Adutora de Acopiara em fase de conclusão; testes serão realizados na próxima semana.

Nesta próxima semana, serão concluídos os testes de funcionamento da adutora emergencial de Acopiara. A obra tem 25 km de extensão e vai captar água do Açude Trussu, em Iguatu, para evitar o colapso de abastecimento de água da cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, que tem mais de 30 mil moradores.
Em recente visita à obra, o prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar, ficou feliz com a rapidez e o andamento da obra. “O problema da falta d’água agora será contornado com a conclusão desta tão sonhada obra”, disse o gestor. “Quero agradecer primeiro a Deus por nos permitir a realização deste grande sonho do povo, ao governador Cid Gomes e aos moradores pela confiança depositada”.
Ainda não há uma data definida para a inauguração da obra, mas o prefeito anunciou que será feriado municipal e um dia de festa para a população. “É a obra do século”, frisou o gestor.
A visita do prefeito foi acompanhada de técnicos da Cogerh e de secretários municipais.  Dr. Moreira, Agricultura; Lindomar Duarte, Infraestrutura; Alex Pinho, Meio Ambiente e de assessores.
O prefeito Dr. Vilmar conseguiu dois geradores de energia elétrica para garantir que a água chegue em Acopiara sem problemas.

Fonte: DN.

Aumento nos preços da gasolina e do diesel deve ser decidido na sexta (29).

BRASÍLIA e RIO - O Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta sexta-feira em São Paulo e deve definir um novo reajuste da gasolina e do óleo diesel para vigorar ainda este ano. Segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), o preço da gasolina apresenta uma defasagem de 15% em relação aos preços internacionais, e o diesel, de 20%.

Embora a estatal apresente uma situação financeira crítica no curto prazo, devido às despesas com investimentos e impacto da importação dos combustíveis nas contas, a meta do governo é manter a inflação abaixo dos 5,84% de 2012. Por isso, os reajustes vêm sendo represados pelo governo. Se aprovado um aumento de 5%, percentual em discussão na equipe econômica, o impacto direto no IPCA será de 0,2 ponto percentual este ano. O diesel, que tem impacto menor no IPCA, pode subir 10%.

Por outro lado, a nova metodologia que prevê reajustes automáticos do combustível, em estudo pela Petrobras, ainda está em discussão e deve ser aprovada só no ano que vem. Ao apresentar a proposta no Conselho, sem aprovação prévia da equipe econômica, a diretoria da Petrobras entrou em rota de colisão com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A polêmica gira em torno de uma possível indexação aos preços internacionais da commodity. Por isso, a discussão está em banho-maria por ora, com aval do Planalto.

Conforme afirmado por Guido Mantega na terça-feira, a elaboração de uma metodologia para reajustes automáticos do combustível ainda está em elaboração.
 
Segundo analistas e investidores, um reajuste nos combustíveis é crucial para que a estatal tenha fôlego para arcar com custos de bônus e investimentos exigidos tanto em projetos em andamento como em novos projetos, a exemplo de Libra e os blocos de gás arrematados na quinta.

Fonte: Jornal O Globo.

Justiça obriga Prefeitura de Fortaleza a indenizar pedagoga que teve o carro danificado por buraco na pista.

A Justiça determinou, nesta quarta-feira, 27, que a Prefeitura de Fortaleza indenize uma pedagoga no valor de R$ 6.897,25 que teve o veículo danificado quando trafegava pela avenida Aguanambi em janeiro de 2011.

De acordo com a vítima, a chuva encobria um buraco na via que não tinha sinalização para alertar o perigo. Após o acidente, a franquia do seguro do veículo precisou ser paga, custando a ela o valor de R$ 897,25, ficando 10 dias sem o veículo.
                                                            
A pedagoga entrou com uma ação na Justiça contra o município por danos morais e materiais alegando ser dever da administração pública zelar pelas vias urbanas. A Prefeitura, no entanto, contestou a denúncia informando não existir buraco no local e culpou a condutora do veículo pelo acidente.                            

A desembargadora da 6ª Câmara Cível decidiu por condenar o Município de Fortaleza por se omitir e não conservar da via pública, gerando risco claro de dano aos pedestres e motoristas.

Fonte: Jornal O Povo.

Ari de Sá entra com recurso e sobe para 5° lugar no ranking do Inep.

A escola particular cearense Ari de Sá Cavalcante passou a ocupar o quinto lugar no ranking de classificação geral entre as instituições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O recurso registrado pela instituição foi deferido nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que também corrigiu a colocação do Colégio Olimpo Brasília, do Distrito Federal; e do Instituto Gay-Lussac, do Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira, 27, a autarquia havia acatado o pedido das três instituições. Foi detectado uma inconsistência no cálculo das médias, pois as três escolas possuíam mais estudantes inscritos no Enem que alunos matriculados no 3° ano do ensino médio, impedindo, assim, o cálculo.

Desta forma, as notas das escolas, incluídas nesta quinta-feira, 27, obtiveram o seguinte desempenho: Ari de Sá Cavalcanti, 711,25; Colégio Olimpo Brasília, 679,55; e Instituto Gay-Lussac, 675,14. As médias na redação foram respectivamente: 777,96, 705,66 e 707.
Outras escolas que desejarem solicitar a revisão das médias podem fazer o pedido até 4 de dezembro.

Fonte: Jornal O Povo.

Violência na Praia do Futuro assusta visitantes e diminui as vendas no comércio.


Um novo caso de violência registrado na região da Praia do Futuro, em Fortaleza, serviu de estopim para levantar, mais uma vez, as discussões a respeito da insegurança no local. Na noite da última quarta-feira, o vigilante de uma das barracas foi esfaqueado durante tentativa de assalto à loja de conveniência do estabelecimento e não resistiu aos ferimentos. As quatro pessoas envolvidas no assassinato já foram detidas pela Polícia Militar, mas o episódio agora integra a extensa lista de relatos de frequentadores e comerciantes sobre a criminalidade na área.                                   .

Embora o movimento no local continue grande, principalmente nos meses de alta estação, as pessoas que há alguns anos costumavam ir à praia com tranquilidade, agora precisam encarar o medo de se tornarem vítimas de furtos, roubos a mão armada e agressões físicas em pleno calçadão ou até enquanto caminham na beira do mar. Em paralelo, o policiamento no espaço, considerado insuficiente pelo público, não consegue dar conta das ações dos infratores.

A farmacêutica Ana Costa conta que, há alguns anos, um amigo sofreu sequestro relâmpago na saída de uma barraca da Praia do Futuro. Depois do susto, ela passou cerca de cinco anos sem ir ao local e agora, quando o faz, toma precauções para evitar ser alvo de criminosos. "Fico em barracas mais movimentadas e venho sem nada. Trago só o dinheiro e um celular de baixo valor".

Mas a insegurança não fica apenas nas proximidades das barracas. O estudante Augusto de Paula afirma que as vias de acesso ao local também são vulneráveis e só recebem reforço nas épocas de férias. "Moro no Cocó e, no caminho para cá, não vi nenhuma viatura com policiais", atesta.                                             
O clima perigoso na área e a preocupação do público visitante têm forte impacto no comércio da área. Milton Ramos, proprietário da barraca Itapariká, afirma que nas quintas à noite, horário em que vários estabelecimentos oferecem caranguejadas, as vendas já demonstram queda de aproximadamente 35%. Segundo ele, os clientes estão em estado de pânico.

O empresário ressalta que o patrulhamento na região não está apresentando resultados. Ramos alega que, logo após a formatura de mais de mil policiais militares cearenses no dia 1º deste mês, a segurança na Praia foi intensificada, com a presença de duplas de profissionais ao longo da orla. No entanto, alguns dias depois, o efetivo começou a ser reduzido novamente.                 

"A cada 200m, 300m, havia policial. Agora, está do mesmo jeito que era antes. Algumas barracas de maior porte contrataram seguranças particulares, mas, a rigor, a função de promover segurança pública é do Estado. Esse aspecto tem que ser visto com mais seriedade, porque a Praia do Futuro é o portão do entrada do turismo", critica.                               

Policiamento

O comandante do Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur), major Clairton Abreu, afirma que o patrulhamento na região ocorre regularmente e argumenta que não houve redução no efetivo. Segundo ele, não é possível colocar policiais na frente de todas barracas, mas o monitoramento continua sendo feito por três viaturas, quatro motocicletas e nove duplas de policiais a pé durante os três turnos e com mais ênfase nos fins de semana.

Fonte: DN

A Prefeitura Municipal de Acopiara convida você a se fazer presente para o dia "D" da saúde.


SENTENÇA PESADA > Acusado de homicídio em Ibaretama é condenado a 56 anos de prisão.

Ibaretama > O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Ibaretama, no Sertão Central, condenou o réu Francisco Jovandir Lopes da Silva, 42 anos, conhecido por “Dandim”, a 56 anos de prisão pelo assassinato dos sogros dele, Francisco Valdo da Silva e Maria do Socorro da Silva. O crime ocorreu no dia 19 de março de 2010, na localidade de Lajedo, no distrito de Oiticica, na zona rural de Ibaretama. O acusado foi levado a Júri Popular no último dia 25 de novembro.
A sessão do Júri foi presidida pela juíza Ana Cláudia Gomes de Melo. Ela fixou a pela de reclusão, inicialmente em regime fechado. Dandim foi condenado por homicídio qualificado, em decorrência de motivo fútil, cruel e mediante uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. Na sentença, a juíza disse que a culpabilidade do acusado é elevada, pois o mesmo ceifou a vida das vítimas de maneira impiedosa e sem qualquer chance de defesa.
A magistrada destacou também a conduta social do réu, como péssima. O criminoso não tolera a rejeição, possuindo personalidade instável e violenta. Ele está recolhido na Cadeia Pública de Quixadá desde março de 2010. Logo após o crime a população ainda tentou lincha-lo, mas foi preso por uma equipe da Polícia Militar.  Quando foram assassinados, a golpes de foice, o sogro tinha 66 anos e a sogra 58. Os corpos foram mutilados.

Fonte: DN.

PROTESTO de AGRICULTORES > Prefeito de Itapíúna busca solução para pagamento de Garantia Safra.

Itapiúna > O prefeito de Itapiúna, Luís Cavalcante de Freitas, mais conhecido como Wauston, divulgou nota através do Facebook acerca do protesto dos trabalhadores rurais deste município da região do Maciço de Baturité. No momento em que os manifestantes chegaram ao Paço Municipal ele se encontrava em Fortaleza, atendendo compromissos de sua administração. Todavia, retornou imediatamente e atendeu a reivindicação do grupo.
Watson prometeu dar uma resposta concreta aos agricultores até a próxima semana. Ele justificou que o atraso no pagamento do seguro emergencial agrícola está ocorrendo em razão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter informado dados errados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e devido a Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias está desativada há 10 anos. Esses problemas foram resolvidos, no entanto falta o MDA formular uma data para pagamento do beneficio aos agricultores, completou.

 Fonte: DN.

UNIÃO HOMOAFETIVA > Casamentos se tornam mais frequentes em Quixadá.

Quixadá > Cinco meses após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovar uma resolução obrigando todos os cartórios do País a celebrarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o novo modelo de compromisso matrimonial está se tornando mais frequente em Quixadá. No mês passado um casal do gênero masculino assumiu a relação diante do Juiz de Paz. Na última quarta-feira, 27, foi a vez de um casal feminino. A primeira cerimônia foi realizada no Cartório João Bezerra, no Centro da cidade. A última, na residência das noivas.

Segundo a cerimonialista do último casamento homoafetivo, Edna Letícia Uchôa, após a oficialização do matrimônio, com a troca de alianças entre Márcia Maria Barbosa, 31 anos e Marlinda Barbosa, 29, houve festa na casa do primeiro casal do gênero feminino de Quixadá a ter os direitos legais garantidos a partir da Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A comemoração se estendeu até aproximadamente a meia-noite, com direito a bolo, champanhe e buque de flores e troca de alianças. Além dos pais, filhos e padrinhos das noivas, familiares e amigos participaram da comemoração.

Fonte: DN.

Bando ataca cidade de Pedra Branca e explode agência do Banco do Brasil.

Pedra Branca > Um bando armado, entre 15 a 20 homens, atacou a cidade de Pedra Branca, na região Centro do Estado, explodiu a agência do Banco do Brasil e roubou vários malotes. Conforme informações de populares o ataque começou por volta da meia-noite desta quinta para sexta-feira. Os criminosos, utilizando capuzes, invadiram a cidade em automóveis camionetes e motocicletas, surpreendendo a Polícia e quem ainda se encontrava nas praças do Centro da cidade.
Alguns moradores que se encontravam na praça de São Sebastião, no entorno da Igreja Matriz foram tomados como reféns enquanto o bando agia. Logo depois foram efetuadas três explosões. Após o bando fugir, parte dele no sentido do distrito de Santa Cruz do Banabuiú, na zona rural daquele Município, e o restante no sentido de Mineirolândia, uma multidão invadiu a agência bancária. Equipes da Polícia Militar chegaram logo em seguida e retiraram os invasores. Houve necessidade de uma viatura permanecer no local.
Ainda conforme informações dos moradores uma camionete Hilux preta, um automóvel Golf de cor vermelha e pelo menos seis motocicletas foram utilizadas na fuga. Dois veículos pertencem a moradores, um deles é dentista na cidade. Equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar de Quixadá (BPM), de Boa Viagem, Milhã Mombaça, Senador Pompeu, Quixadá e Quixeramobim, juntamente com a equipe de Pedra Branca, cercaram a região a procura dos criminosos.
Sobre o ataque, o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º BPM informou que foi praticado por cerca de 20 homens, armados com fuzis e escopeta calibre 12. O bando utilizou uma picape aberta, de cor escura, provavelmente uma Hilux, um carro tipo sedan de cor escura e um Golf de cor vermelha, com mais três motos de apoio, usadas para conter os policiais na Cadeia Pública e também no Destacamento da PM, que funciona no prédio da Polícia Civil.

Fonte: DN.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ivete Sangalo fala sobre boatos de namoro com Xuxa.


No mundo dos famosos, uma amizade que sempre deu o que falar é a da apresentadora Xuxa e da cantora Ivete Sangalo. As duas sempre que se encontram não economizam em elogios e palavras de carinho. Toda essa cumplicidade levantou a suspeita de um relacionamento em algumas pessoas. Em uma entrevista à revista Veja, Ivete encerrou com todos os boatos e elogiou a amiga.                      

“Quem me dera. Moderna. Não namoramos, não! A gente é muito amiga. Eu poderia até namorar se eu fosse lésbica. Se eu gostasse de mulher, ela já teria recebido uma cantada” declarou Ivete quando perguntada sobre o suposto relacionamento.                       

A cantora baiana afirmou que sempre recebe cantada de mulheres, mas nunca se sentiu atraída por nenhuma.                                

“Minha predileção é por homens. Nunca fiquei com mulher, apesar de ter sido cantada muitas vezes. Aliás, acho ótimo quando acontece. O máximo que fiz com mulher foi beijar Hebe Camargo, a mais linda que conheci.", disse Ivete.   


Fonte: Jornal O Povo.