quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Beija-Flor vence Carnaval do Rio.

Com o enredo “Um Griô Conta a História: um Olhar sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a Trilha de Nossa Felicidade", a Beija-Flor, escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, é a grande vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro 2015 e comemora o 13ª título de campeã do Grupo Especial.

A escola, a terceira a desfilar no 2º dia do Grupo Especial do Rio, na madrugada desta terça-feira, 17, utilizou máscaras, carrancas e plumas para resgatar a cultura e a alma africana, entoando versos sobre a Guiné Equatorial. Neguinho da Beija-Flor, que comemora 40 anos na escola este ano, foi o responsável por embalar e empolgar todos os 3.700 componentes da agremiação e o público.
Enredo Polêmico

O desfile de luxo, que esbanjou a tradicional riqueza de detalhes da Beija-Flor, também se tornou alvo de polêmicas por adotar um enredo supostamente patrocinado - por cerca de R$ 10 milhões - pela Guiné Equatorial, país comandado há 35 anos pelo ditador Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

O ditador chegou, inclusive, a acompanhar discretamente o desfile num camarote, cercado de pelo menos dez agentes da Polícia Federal, além de seguranças particulares.

Apuração

Nos nove quesitos julgados, dentre eles harmonia, fantasia, samba-enredo e evolução, a Beija-Flor somou 259.9 pontos na classificação geral, de 270 pontos possíveis. A Viradouro, que contou com a atriz Juliana Paes na comissão de frente, contabilizou a menor pontuação (263.7) e foi rebaixada para a série A, caindo do grupo especial para o grupo de acesso.

Fonte: Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário