domingo, 15 de fevereiro de 2015

Equipamentos do PAC são usados indevidamente em Aracoiaba.

Aracoiaba. A utilização de equipamentos fornecidos pelo governo federal aos municípios, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), está causando polêmica no Interior. Motoniveladoras, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, caçambas e caminhões-pipa estão sendo usados em empreendimentos particulares.
Conforme o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, Francisco Sombra, responsável pela entrega e monitoramento das máquinas, as denúncias nesse sentido são constantes no Estado, mas os gestores municipais continuam insistindo e alegando "uso social". Eles podem perder as concessões de uso, adverte o representante do MDA.
Um desses casos levou o promotor de Justiça de Aracoiaba, Stênio Moreira Costa, a apreender alguns equipamentos com o auxílio da Polícia. O representante do Ministério Público flagrou as máquinas, cedidas por meio do PAC 2, realizando serviços em um loteamento particular.
De acordo com o promotor, a denúncia foi recebida no dia 29 de janeiro passado, por meio do vereador Rogério Alexandre. Ele seguiu imediatamente para o local do loteamento, situado na localidade de Bulandeira I, onde executou a apreensão das máquinas.
Logo depois, os equipamentos foram liberados para utilização em obras necessárias ao município de Aracoiaba. Mesmo assim, o uso dos equipamentos do PAC está sendo investigado. Após ouvir motoristas, operadores das máquinas e testemunhas, o Ministério Público vai definir se caberá a abertura de Ação Administrativa e Criminal. Pelas provas até então colhidas, os gestores públicos poderão responder por improbidade administrativa, segundo o promotor Stênio Costa.
Ainda sobre o uso dos equipamentos do PAC, de acordo com o promotor de Justiça, a Secretaria de Infraestrutura de Aracoiaba alegou a existência de uma lei municipal que permite a utilização desses bens públicos em serviços de terraplanagem.
Fonte: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário