sábado, 30 de maio de 2015

Dirigentes presos na Suíça passam 23 horas por dia na cela e não podem usar internet e nem telefone.

“Eles não têm privilégios e não poderão receber nenhuma encomenda de fora”. Foi com esta frase que o porta-voz da Justiça suíça, Folco Galli, resumiu a situação de momento dos sete dirigentes da Fifa presos em Zurique após serem acusados pelo FBI de envolvimento em um esquema de corrupção da Fifa. O representante suíço afirmou que os detidos passaram 23 horas por dia presos na cela e não possuem nenhuma regalia, como a utilização de internet e telefone.
Em entrevista à agência AP, Galli contou que o processo de extradição dura, em geral, seis meses. A burocracia local, contudo, pode fazer com que o intervalo de envio dos presos aos Estados Unidos chegue a um ano. O porta-voz, contudo, sabe que os acusados podem recorrer da decisão até o dia 8 de junho, mas não acredita que haverá liberdade condicional, com o pagamento de fiança.
"É possível, mas muito raro. A lei diz que a pessoa precisa ficar detida durante todo o processo de extradição. Se deixarmos alguém sair e acontecer uma fuga, a Suíça estará rompendo com suas obrigações", disse o representante, que aguarda até o dia 3 de julho, prazo final para que os Estados Unidos concretizem a ordem extradicional formal, para dar uma resposta oficial sobre a situação dos presos.
Ao lado do brasileiro José Maria Marin, os presos Jeffrey Webb, presidente da Confederação das Américas Central e do Norte (Concacaf) e vice-presidente da Fifa, Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica, Julio Rocha, agente de desenvolvimento da Fifa, Costas Takkas, da Concacaf, Eugenio Figueredo, ex-presidente da Conmebol, e Rafael Esquivel, integrante da Conmebol e presidente da Federação de Futebol da Venezuela, possuem refeições bem simples, ao contrário daquelas servidas no luxuoso hotel Baur au Lac. Os dirigentes só têm direito a um prato com arroz, carne e vegetais. Às vezes, uma fruta complemente a alimentação. 
Fonte: R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário