quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Manifestantes ocupam Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Professores, servidores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual do Cariri (Urca) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) ocuparam o plenário principal da Assembleia Legislativa, no início da tarde de ontem, durante sessão solene em comemoração ao dia do servidor público. Entoando palavras de ordens, o grupo forçou o encerramento da solenidade. No início da noite foram conduzidos ao hall de entrada do Plenário, onde passaram a madrugada acampados. Eles reivindicam, principalmente, uma audiência com o governador Cid Gomes para que sejam abertas as negociações. 
De acordo com o professor Epitácio Macário, integrante do Sindicato dos Docentes da Uece (SindUece), cerca de 70 pessoas participam da mobilização. A greve das estaduais já dura um mês. Na pauta das exigências estão os concursos para servidores e professores, o Plano de Cargo, Carreira e Salário para os profissionais, a política de assistência estudantil e a melhora na infraestrutura nas universidades. “Só sairemos se o governador marcar uma audiência. Até agora, ele não se posicionou”, destaca Macário.
Na noite de ontem, relata Macário, uma comissão do grupo foi recebida pelo presidente da casa, Tin Gomes (PHS). O deputado garantiu aos acampados, além de um encontro com o governador, a manutenção da integridade física, a realização de uma audiência pública, o livre trânsito para alimentação, um espaço na TV Assembleia para expor as reivindicações e a ausência do Batalhão de Choque no Plenário.
Secitece
Por nota, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), informou que as negociações serão retomadas, somente, após o retorno das atividades acadêmicas. Além disso, afirmou que, durante os últimos seis anos, o Governo do Estado triplicou o orçamento destinado às universidades públicas estaduais: Uece, Urca e UVA. 

A Secretaria acrescenta que, de 2007 a 2013, foram nomeados 265 professores nas instituições estaduais de ensino superior Quanto à assistência aos estudantes, a Secretaria informou que já foi construída e entregue a Residência Universitária na Urca, com 108 vagas.
Fonte: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário