sábado, 23 de novembro de 2013

Presença de Dilma Rousseff esvazia sessão da Assembleia Legislativa do Ceará.

Por conta da visita da presidente Dilma Rousseff, poucos foram os deputados presentes, nesta sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa. Para tapar o buraco que ficaria durante a sessão, a Mesa Diretora da Casa resolveu destinar o Segundo Expediente da sessão para a realização de solenidade em homenagem ao dia da consciência negra.
Apesar de o painel do plenário constar 23 deputados presentes às 10h30, somente seis estavam, de fato, participando das atividades do dia. Os petistas Antônio Carlos, Francisco Pinheiro e Camilo Santana compareceram à sessão, mas somente Pinheiro ficou até o fim das atividades de ontem. Rachel Marques, apesar de ter comparecido para fazer o uso da palavra sequer foi vista nas dependências da Assembleia.
Na semana passada, por conta do feriado da sexta-feira, 15 de novembro, poucos foram os presentes na quinta-feira (14), inclusive, aquela sessão terminou muito antes do horário convencional, devido a falta de parlamentares. A votação das matérias, que geralmente acontecem às quintas-feiras, inclusive, foram remanejadas para a quarta-feira, pois os deputados já sabiam da pouca presença no dia seguinte.
Comumente, as sextas-feiras são utilizadas por poucos parlamentares, pois a maioria já está viajando para suas bases eleitorais no Interior do Estado ou em outras atividades. Tanto que durante o pronunciamento de Fernanda Pessoa, o deputado Manoel Duca, que presidia a sessão fez uma piada que demonstra a falta de respeito com o uso da tribuna nesses dias. “Deputada, hoje é sexta-feira, é dia de a senhora visitar sua base no Maracanaú”, ironizou.
Durante o corrente ano, com o cancelamento de duas sessões ordinárias às sextas-feiras, os deputados chegaram a sugerir que tais atividades fossem cessadas nesses dias, o que não foi levado a sério pela Mesa Diretora. Em dado momento da plenária desta sexta, a deputada Eliane Novais (PSB) falava para uma plateia de ausentes, tendo apenas Manuel Duca na presidência e ela na tribuna, de um total de 46 parlamentares.
Enquanto a pessebista discursava, Duca conversava com um dos assessores do Departamento Legislativo. “Hoje há ausência dos deputados e não sei se o presidente que está aqui irá receber os integrantes da Marcha da Periferia”, disse ela em relação a um movimento que iria acontecer na tarde de ontem no bairro Bom Jardim. Em resposta, Duca disse que Professor Pinheiro, um dos poucos que ainda se encontravam na Casa, estava recebendo os representantes do movimento.
Fonte: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário