quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ACOPIARA: DERRAMAMENTO DE LEITE É DESTAQUE NA IMPRENSA ESTADUAL.

Um morador da cidade de Acopiara, que pediu para não ser identificado, enviou vídeo através da ferramenta VCrepórter do Diário do Nordeste pelo Whatsapp, número (85) 89488712, com flagrante de desperdício de leite, que deveria ter sido distribuído para crianças e idosos carentes, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Esperança, na periferia da cidade de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará.

A filmagem mostra um freezer com leite pasteurizado em embalagem de sacos plásticos (barriga mole) do programa Leite é Saúde e uma pessoa (possível funcionário) da unidade de Saúde enchendo um balde e em seguida derramando o produto.

secretária de Saúde de Acopiara, Ana Laura Araújo, esclareceu que o leite chegou na última quarta-feira (1º) no município e que o produto tem prazo de validade de três dias. “Comunicamos aos beneficiados, mas alguns não compareceram à unidade da Vila Esperança para receber o leite”, afirmou. “A maior parte foi distribuída e apenas uns 25 litros ficaram na unidade”. O prazo de validade expirou no sábado passado, dia 4.

Ana Laura Araújo esclareceu que a decisão de derramar o leite e filmar o fato foi uma atitude isolada de um servidor, que já foi identificado, mas o seu nome não foi divulgado. “Abrimos uma sindicância administrativa e estamos apurando o caso, que deve ser encaminhado para a Justiça”, adiantou. “Foi um fato isolado, com fins políticos e eleitorais, de responsabilidade exclusiva do funcionário”.

Ainda de acordo com a secretária quando o leite ultrapassa o prazo de validade sem que todos os beneficiários o recebam, o produto é devolvido para a empresa fabricante, Laticínio Campo Verde em Quixeramobim.

De acordo com a secretaria de Saúde de Acopiara, o Programa Leite é Saúde é mantido regularmente no município em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Estão cadastrados em todo o município 865 pessoas (crianças, idosos, gestantes, nutrizes e portadores de doenças crônicas) em situação de insegurança alimentar. Cada pessoa cadastrada tem direito a sete litros por semana. 

Fonte: Blog Wilson Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário