terça-feira, 7 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde de Acopiara esclarece sobre leite jogado fora por funcionário.

Um morador da cidade de Acopiara que pediu para não ser identificado enviou vídeo para a redação do Diário do Nordeste ‘On line’ com flagrante de desperdício de leite, que deveria ser distribuído para crianças e idosos carentes, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Esperança, na periferia da cidade de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará.

A filmagem mostra um freezer com leite pasteurizado em embalagem de sacos plásticos (barriga mole) do programa Leite é Saúde e uma pessoa (possível funcionário) da unidade de Saúde enchendo um balde e em seguida derramando o produto.

ESCLARECIMENTO

A secretária de Saúde de Acopiara, Ana Laura Araújo, esclareceu que o leite chegou quarta-feira da semana passada no município e que o produto tem prazo de validade de três dias. “Comunicamos aos beneficiados, mas alguns não compareceram à unidade da Vila Esperança para receber o leite”, afirmou. “A maior parte foi distribuída e apenas uns 25 litros ficaram na unidade”. O prazo de validade expirou no sábado passado, dia 4.

Ana Laura Araújo esclareceu que a decisão de derramar o leite e filmar o fato foi uma atitude isolada de um servidor, que já foi identificado, mas o seu nome não foi divulgado. “Abrimos uma sindicância administrativa e estamos apurando o caso, que deve ser encaminhado para a Justiça”, adiantou. “Foi um fato isolado, com fins políticos e eleitorais, de responsabilidade exclusiva do funcionário”.

Ainda de acordo com a secretária quando o leite ultrapassa o prazo de validade sem que todos os beneficiários o recebam, o produto é devolvido para a empresa fabricante, Laticínio Campo Verde em Quixeramobim.

De acordo com a secretaria de Saúde de Acopiara, o Programa Leite é Saúde é mantido regularmente no município em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Estão cadastrados em todo o município 865 pessoas (crianças, idosos, gestantes, nutrizes e portadores de doenças crônicas) em situação de insegurança alimentar. Cada pessoa cadastrada tem direito a sete litros por semana.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário