quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Candidato Eunício Oliveira (PMDB) é entrevistado pelo CETV.

O candidato do PMDB ao governo do Ceará, Eunício Oliveira, concedeu, nesta terça-feira (14), entrevista no estúdio do CETV 2. Na segunda-feira (14), o candidato Camilo Santana (PT) foi entrevistado.

Veja acima o vídeo da entrevista com Eunício Oliveira. Abaixo, a transcrição, na íntegra, da entrevista.

Patrícia Nielsen: olá, tudo bem? Boa-noite, candidato.

Eunício Oliveira: boa-noite, boa-noite aos telespectadores.

Patrícia Nielsen: um dos lemas da campanha do senhor é mudar o que está errado e uma das críticas é às grandes obras, como o Acquario. Afinal, o senhor pretende continuar ou parar de vez com as grandes obras?

Eunício Oliveira: eu jamais teria como prioridade a construção de um aquário quando as pessoas estão morrendo de sede no interior do estado, mas a obra está num estágio bastante adiantado do seu acompanhamento. Não seria eu o irresponsável de não concluir essa obra. Eu jamais faria essa obra como prioridade, porque existem outras prioridades, como a questão da convivência com a seca no interior do estado, que é dramática, mas já que a obra está em um estágio elevado de construção, eu vou concluir a obra sem sombra de dúvida porque seria eu irresponsável com o dinheiro público que é tão suado no Ceará.

Patrícia Nielsen: em relação, por exemplo, à Ponte Estaiada no Cocó, o senhor tem planos para a ponte?

Eunício Oliveira: eu tenho outros planos, outras prioridades para o Ceará. Eu tenho... as prioridades para o Ceará são três, no meu entendimento, que são fundamentais e emergenciais. A questão da saúde, que é dramática no interior do estado. Vamos contratar, eu falei isso, vamos contratar 12 mil novos profissionais para cuidar da saúde pública do estado do Ceará. Nós temos o problema de convivência com a seca, as pessoas estão recebendo água suja, quando recebem em carro-pipa, há uma demanda de três mil poços a serem perfurados, o estado perfura hoje cerca de 250, 280 poços por ano. Então há uma questão emergencial em relação à saúde, em relação à convivência com a seca e à segurança, que é dramática na capital, no interior e em todo o estado. É preciso que a gente reformule essa questão.

Patrícia Nielsen: em relação à prostituição infantil no Ceará, qual tratamento o senhor pretende dar a esse problema?

Eunício Oliveira: a prostituição infantil é uma marca, uma mácula no estado. Quando o estado abriu para receber turistas, os turistas que vinham para o Ceará vinham para fazer turismo sexual. O que nós queremos é trazer turismo familiar, o turismo receptivo, dar oportunidade às pessoas que trabalham nessa área e incentivar o turismo religioso, o turismo para que as pessoas possam ir ao interior do Ceará, conhecer o Ceará, conhecer as praias e combater, obviamente, a questão do turismo sexual.

Patrícia Nielsen: candidato, falando agora um pouquinho de segurança: o senhor está propondo uma base de policiamento na capital e no interior com helicópteros. No quê que isso vai fazer diferença?

Eunício Oliveira: grande diferença, porque hoje nós tivemos no Ceará, nesses últimos meses, cerca de 58  explosões a banco no interior. Os bandidos estão tomando conta do Ceará e nada é feito. Então é preciso, primeiro, reordenar as polícias, reabrir o diálogo com as polícias, valorizar os policiais e dar oportunidade para que eles tenham condições - tanto do ponto de vista prático como do ponto de visto de tecnologia - para combater o crime organizado no Ceará como um todo.

Patrícia Nielsen: candidato,  qual vai ser o papel do seu governo para qualificar a mão de obra do trabalhador no Ceará?

Eunício Oliveira: para qualificar a mão de obra do trabalhador do Ceará, obviamente nós temos as escolas técnicas, um convênio do governo federal no Ceará. Mas nós temos a oportunidade de formar o jovem. Nós temos hoje 500 mil jovens fora da escola, que nem trabalham e nem estudam. Nós temos 52% dos alunos que deviam estar na escola de Ensino Médio, que é obrigação do governo, de fazer a escola de Ensino Médio funcionar, estão fora da escola. Então nós vamos fazer uma escola atrativa para permitir a escola de tempo integral e formar mão de obra qualificada no Ceará.

Patrícia Nielsen: antes de a gente encerrar, no seu governo, caso seja eleito, vai fazer diferença o presidente ser Aécio ou Dilma?

Eunício Oliveira: pelo relacionamento que eu construí... eu voto na presidenta Dilma, mas pelo relacionamento que eu construí nesse período inteiro que estive em Brasília como deputado, como ministro, eu não tenho dúvida que, quem for no governo, o Ceará não terá nenhuma dificuldade em buscar recurso.

Patrícia Nielsen: candidato Eunício, o senhor tem 25 segundo para as considerações finais.

Eunício Oliveira: eu queria pedir aqui ao cearense a oportunidade de ser governador do Ceará. Eu sou Eunício Oliveira com o número 15, pedindo o seu apoio, pedindo o seu voto e dizendo que a diferença do candidato Eunício Oliveira com o outro candidato é que, primeiro: eu tenho experiência, não chefe, não tenho padrinho político, sou independente, tenho as mãos limpas e sou ficha limpa.

Patrícia Nielsen: ok, candidato, muito obrigada.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário