sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Com melhor ataque e quarta pior defesa da Série B, PC Gusmão quer montar time mais equilibrado.

Com apenas um dia de trabalho, Paulo César Gusmão já assume o comando do Ceará diante do Santa Cruz, nesta sexta-feira (24), às 20h50 (de Fortaleza), no Castelão, pela 32ª rodada da Série B. Com mais sete jogos na competição para buscar o acesso à elite do futebol  brasileiro, o treinador aposta em um time mais equilibrado para fazer o Vovô, quinto colocado, com 50 pontos, deslanchar e reencontrar o caminho das vitórias.
Em 31 partidas, o Alvinegro marcou 53 gols e tem o melhor ataque da Segunda Divisão, junto com a líder Ponte Preta. O artilheiro da competição é o atacante Magno Alves, que balançou as redes 18 vezes. Em contrapartida, o time já sofreu 45 gols e tem a quarta pior defesa - apenas Vila Nova (50), Portuguesa (47),Bragantino (47), ex-equipe de PC Gusmão, e Oeste (46) sofreram mais gols. Com o desequilíbrio entre os setores, a equipe tem saldo positivo de 8 gols.
Sob o comando de Sérgio Soares, a equipe tinha estilo ofensivo: o meio-campo do Vovô era formado por João Marcos como único volante de ofício, com Ricardinho mais recuado e dois armadores. Mais cauteloso, PC Gusmão deve montar o time com dois ou três volantes para dar mais proteção à defesa na reta decisiva da Série B. Ciente dos números do Ceará, o novo comandante já avisou que cobrará melhora do sistema defensivo e pretende implantar seu estilo. 
"Isso mostra um desequilíbrio. Dificilmente o time campeão terá o artilheiro da competição. Vai ser o time que tiver equilíbro entre ataque, meio-campo e defesa. É assim que funciona uma equipe: com compactação, se ajustando na defesa. Eu sou chato com marcação, gosto que meu time marque e muito, porque qualidade para jogar todos eles têm e já provaram. A gente precisa melhorar e muito na marcação", alertou o treinador.
Em 2009, quando estava à frente do time que conseguiu o acesso, o técnico montou o "trio de ferro" de volantes, formado por João Marcos, Michel e Heleno - os dois primeiros estão no atual grupo alvinegro. Terceiro colocado da Série B daquele ano, o Vovô teve a segunda melhor defesa, com 34 gols sofridos em 38 jogos.
Diante da equipe pernambucana, porém, o novo treinador alvinegro não poderá contar com os zagueiros titulares Sandro e Wellington Carvalho e o lateral-esquerdo Vicente, suspensos. A zaga deverá ser formada por Diego Ivo e Alex Lima, enquanto Samuel Xavier deve ser improvisado no lado esquerdo para a entrada de Marcos na lateral direita.
Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário