sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Governo argentino autoriza compra de dólares após queda do peso.

O governo argentino anunciou nesta sexta-feira (24) que permitirá a compra de divisas estrangeiras pela população para posse e economia, em um momento em que o peso sofre a maior desvalorização em relação ao dólar em mais de uma década.

"Decidimos autorizar a compra de dólares para posse e economia", anunciou o chefe de gabinete do governo, Jorge Capitanich, em uma breve coletiva concedida junto ao ministro da Economia, Axel Kicillof.

Na quinta-feira, a taxa de câmbio da Argentina sofreu o maior declínio diário desde a devastadora crise financeira de 2002. O peso argentino, no mercado interbancário, fechou em queda de 11%, a 8 por 1 dólar, após ter recuado 3% na última quarta, quando rompeu a barreira de 7 pesos por 1 dólar. No mercado paralelo, a moeda americana era negociada por cerca de 13 pesos.

Capitanich explicou que a compra de dólares será autorizada "de acordo com o fluxo de renda declarado".

O governo também decidiu diminuir de 35% para 20% a antecipação do imposto que incide sobre a compra de dólares para turismo e nas compras no exterior com cartão de crédito.

"De acordo com a política cambial de flutuação administrada da taxa de câmbio, o governo considera que o preço da divisa, ou seja, do dólar, alcançou um nível de convergência aceitável para os objetivos da política econômica", concluiu o chefe de gabinete.

As medidas começarão a ser aplicadas a partir de segunda-feira (27).

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário