segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Jovem é baleado por PMs em protesto contra a Copa em SP.

Imagens divulgadas com exclusividade pelo Fantástico na noite deste domingo (26) mostram o momento em que um manifestante foi baleado por policiais militares durante o protesto contra a Copa do Mundo no sábado, em São Paulo. Fabrício Proteus Nunes Fonseca Mendonça Chaves, de 22 anos, foi atingido por dois tiros em Higienópolis.

De acordo com a PM, ele foi ferido após tentar atingir um policial na Rua Sabará, na altura no número 100.

Nas imagens é possível ver Chaves sendo perseguido por dois policiais. O jovem para de correr, se vira em direção a um dos PMs, e ele cai. Chaves vai em direção ao PM, que está no chão. O policial que está ao lado saca a arma. Um terceiro policial chega. Não é possível saber exatamente o momento dos disparos, nem dá para ver se o jovem tem um estilete na mão. Mesmo baleado, Chaves se levanta e continua andando, até cair mais à frente.

Contrariando uma determinação da Secretaria de Segurança de São Paulo, que proíbe que policiais socorram suspeitos baleados, os PMs não esperam ambulância e levam Chaves para o hospital. Ele continua internado. A Corregedoria da Polícia Militar (PM) afirmou que vai investigar os três policiais que participaram da abordagem.

O comandante da área metropolitana, o coronel Celso Pinheiro, viu as imagens e falou sobre o caso. "As primeiras imagens a que tivemos acesso nos dão conta que os policiais agiram em legítima defesa, porém gostaria de deixar claro que, se houve excesso, a Polícia Militar não compactua com tal tipo de conduta e que efetivamente elas (sic) serão apuradas, se necessário, com o devido rigor".

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário