domingo, 5 de janeiro de 2014

Prefeitura de Várzea Alegre é pioneira em iniciar na região programa preparo de terra para plantio.

Com esperança de que as chuvas vão voltar a banhar o sertão depois de dois anos seguidos de seca, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico do município de Várzea Alegre, localizado na região Centro-Sul do Ceará, já autorizou o início do preparo de terra para o plantio agrícola de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas). Neste ano, serão atendidos 600 pequenos produtores rurais, o dobro em relação ao ano passado.
A Prefeitura de Várzea Alegre foi a primeira na região a definir as ações em apoio à agricultura familiar. O programa Terra Trabalhada é realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Federação das Associações do Município de Várzea Alegre (Famuva) e associações comunitárias de produtores. Na última semana de dezembro passado, o prefeito Wanderlei Freire assinou as autorizações de preparo de solo.
A Famuva fez o cadastro dos pequenos produtores e o serviço de preparo de terra com uso de mecanização por meio de tratores e implementos (arado e sulcador) será acompanhado pelas associações comunitárias. Cada família será beneficiada com uma hora de trabalho, em média, equivalente a meio hectare para o cultivo de arroz, milho e feijão.
A Prefeitura firmou convênio com a Famuva que fez o contrato de 22 tratores para o serviço. As máquinas pertencem às associações comunitárias e foram doadas pelo Projeto São José. O município vai repassar R$ 42 mil para a Famuva que ficará encarregada de efetuar o pagamento às associações de produtores rurais. Cada hora custa R$ 70,00.

Fonte: DN Centro Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário