segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Quixeramobim reúne vaqueiros.

Quixeramobim. Mais de 100 vaqueiros, de várias cidades do Sertão Central, participaram, ontem, do I Circuito de pega de novilha no mato. O evento tem como principal objetivo valorizar a figura do vaqueiro no âmbito das tradições sertanejas.
Para participar do circuinto, é exigida indumentária completa, do gibão de couro, das perneiras, do guarda-peito e do chapéu, Os locais de competição devem contar com 50 hectares de mata fechada e, pelo menos, sete reses.
A competição foi realizada em cerca de 100 hectares de mata nativa, de caatinga, no Haras Paraíso, uma propriedade rural situada na localidade de Algodões, no distrito de Damião Carneiro, na zona rural de Quixeramobim. No fim da manhã os competidores, de várias idades, se embrenharam na mata à procura de suas presas. Houve premiação para os três primeiros colocados, divididos nas categorias profissional e amador. A ordem de classificação foi de acordo com as regras da competição. Vencia quem pegava a novilha e retornava para o curral no menor tempo.
Surpresa

O número de participantes, inclusive de municípios mais distantes, como Iguatu, surpreendeu o vaqueiro Valeriano Moita, um dos organizadores da disputa. Para ele, foi um aprova de que ofício não está em extinção. "Apenas estavam escondidos", comentou satisfeito no clube Baixa da Égua, onde todos se concentraram para o café da manhã acompanhado de um arrasta pé comandando pelo sanfoneiro Tenilson do Acordeon.
Fonte: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário