sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Acidentados de motos ocupam 70% dos leitos.

Os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas podem ser considerados um problema sem freio para a saúde pública do Estado. O maior hospital de traumas do Ceará, o Instituto Dr. José Frota (IJF), atende diariamente uma média de 35 acidentados. Esse número já chegou a 120 em apenas 24 horas. Hoje, 70% dos 461 leitos de internação da unidade são ocupados por pessoas que sofreram algum tipo de trauma com motos.
Em menos de cinco anos, mais de 50 mil motociclistas e passageiros foram atendidos na urgência do hospital. Em 2013, o IJF atendeu 6.300 pessoas vítimas de acidentes com motocicletas. Neste ano, de 1º de janeiro a 3 de novembro, o número subiu para 12.554 acidentados. Um crescimento de quase 100%. A situação chega a ser tratada como epidemia na unidade.
Um novo fator vem deixando os médicos em alerta. Há uma mudança no perfil das vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motos. Se, na última década, quase 100% dos acidentados eram homens, na faixa etária de 18 a 40 anos, hoje o IJF recebe uma grande demanda de mulheres, crianças, adolescentes e idosos. A explicação pode estar no crescimento de mulheres habilitadas no Ceará. Segundo dados estatísticos do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), 24.240 mulheres receberam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, que permite conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas. No primeiro trimestre deste ano, elas foram responsáveis pela emissão de 51.714 habilitações.
Os acidentes mais graves costumam acontecer nas noites de sábado (21%) e domingo (19%), principalmente entre 20h e 23h. Os mortos são, em sua maioria, do sexo masculino e com idade entre 25 e 30 anos.
Consequentemente, o aumento das mortes ocasionaram um crescimento no pedido ao seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), indenização paga à vítimas de acidentes de trânsito.
De acordo com levantamento da Segurado Líder, que controla o benefício no Brasil, 799 pessoas receberam o auxílio pela morte de algum familiar vítima de acidente envolvendo motocicletas no Ceará. O número é referente apenas ao primeiro semestre de 2014. Segundo o relatório, foram 678 motoristas e 121 passageiros que tiveram a indenização solicitada. O valor da indenização por morte no trânsito é de R$ 13.479,48.
Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário