terça-feira, 18 de novembro de 2014

Zé do Carmo retira candidatura e Salmito fica perto de consenso.

Depois de conseguir apoio do prefeito Roberto Cláudio (Pros), da bancada de vereadores do Pros e atrair aliados estratégicos em outras legendas, o secretário do Turismo, Salmito Filho (Pros), conseguiu ontem a adesão do último dos outros pré-candidatos que se articulava para concorrer a presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.
Conforme informou ontem o blog do jornalista Eliomar de Lima, o vereador José do Carmo (PSL) retirou a candidatura. Com isso, a sucessão da Mesa Diretora caminha para consenso em torno de Salmito, salvo se algum outro candidato decidir se lançar na disputa. Porém, não há no cenário qualquer movimentação nesse sentido.
O POVO já mostrava ontem a tendência de haver candidatura única à presidência, com Salmito como nome consensual.
Segundo o Blog do Eliomar, desistência de José do Carmo teria sido decidida após encontro com os vereadores Joaquim Rocha (PV), Fábio Braga (PTN), Mairton Félix (DEM), Vaidon (PSDC) e Alípio Rodrigues (PTN), todos apoiadores de sua pré-candidatura a presidente da Câmara. Carmo teria considerado importante que o pleito seja consensual, destacando congregação da base em torno de Salmito.
A eleição está marcada para o próximo dia 2 de dezembro. Com o acordo, José do Carmo deve ser recompensado com outro cargo na Mesa Diretora, embora não haja ainda definição de qual seja. Atualmente, ele ocupa a primeira vice-presidência da Câmara.
Articulação
Além de Salmito e Carmo, outros quatro candidatos chegaram a sinalizar intenção de concorrer a presidente. Em defesa do consenso, Acrísio Sena (PT) foi o primeiro a demonstrar que topava acordo e deve ter lugar na Mesa. Carlos Mesquita (PMDB) também deu sinais favoráveis ao entendimento.

A questão, então, ficou centrada na maior bancada - a do Pros. Adail Júnior, outro pré-candidato, indicou que seria favorável à candidatura do atual secretário do Turismo. Na sexta-feira, em reunião da bancada com o prefeito Roberto Cláudio, Elpídio Nogueira também se retirou da disputa e Salmito foi escolhido como candidato da legenda.

O último obstáculo era a candidatura de Carmo, que se articulava há meses com grupo de vereadores.

Após o acordo, Salmito deixará a Secretaria do Turismo e reassume o mandato.

Fonte: Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário