quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Apae pode fechar as portas por falta de recursos.

Cerca de 400 pessoas com necessidades especiais podem ficar desassistidas caso a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Fortaleza feche as portas este ano. A possibilidade é relatada pelas pedagogas Maristela Alencar, 73, e Maria Lúcia Barbosa, 72, que trabalham voluntariamente na entidade filantrópica desde a sua criação, no ano de 1972.

Recursos financeiros são poucos. Segundo elas, quase não dão para custear a manutenção do espaço, muito menos para pagar os honorários dos 65 funcionários responsáveis pelas diferentes unidades de atendimento da instituição. “Sem os técnicos a gente não faz o essencial”, admite Maristela Alencar. A crise, ela conta, se agravou após mudanças das políticas públicas educacionais a níveis federal, estadual e municipal, que passaram a inserir o sistema educacional inclusivo na rede regular de ensino.

“Não tem aparato que dê condição à escola regular de receber grande parte dessas crianças. É preciso um complemento, um atendimento”, relata a professora. Ela explica que a medida fez com que o Governo deixasse de considerar a Apae uma entidade estudantil, diminuindo, assim, os recursos financeiros destinados à associação para este segmento.

Mônica Pinheiro, 54, especialista em marketing, é mãe da Sabrina, de 27 anos, portadora de síndrome de Down. Ela faz parte das dezenas de pais que estão à procura de alternativas para manter a Apae em funcionamento. “Essa proposta (do governo) é muito interessante, mas não elimina as escolas especiais. Fortaleza é muito carente de escolas especiais. Eu sou uma mãe que sofro muito, porque todo dia, de quarta e quinta, minha filha não tem para onde ir”.

O pequeno Caleb Pontes, de apenas sete meses, também teve na Apae um rumo. Duas vezes por semana, nos braços do pai, Ronald, 21, ele é levado para a associação, onde é assistido por uma médica especialista em crianças com deficiências intelectual e múltipla. Pego de surpresa com a atual condição da instituição, Ronald diz que continuará levando o filho “até onde der”.

Caos

Para a professora Maria Lúcia Barbosa, a situação da Apae “está o caos”. Concepção que é partilhada pela também pedagoga Olívia Goyanna, 59, presidente interina da associação e mãe da Lívia, que é portadora de síndrome de Down. “Precisamos muito de ajuda”, revela a pedagoga. Segundo Olívia, faltam doadores e convênios “que foram, ao longo dos anos, cortados”.

A filha de Olívia, Lívia, não estuda em escola regular. “Não falo mais como alguém da diretoria, mas como uma mãe que teme que, amanhã, minha filha não tenha mais para onde ir. Estamos quase fechando as portas. É uma realidade que temos que dizer”, desabafa a professora.

Atualmente, a Apae conta com recursos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado destinados ao atendimento de apenas dois dos projetos da associação. Para se manter, a instituição pede donativos à comunidade e vende produtos artesanais produzidos nas oficinas de capacitação.

Fonte: Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário